Pesquise o mercado

Uma das funções do departamento comercial é a realização de um estudo de mercado, que inclui a previsão e as estatísticas comerciais. Este será um elemento chave para a venda de produtos ou serviços. Não fazer isso pode levar ao aumento da produção de mercadorias que a empresa não pode vender posteriormente, resultando em perdas financeiras. Nas estimativas de vendas feitas pela área comercial, diversos fatores podem ser levados em consideração: tendências seculares. De acordo com o aumento da população, a demanda por produtos pode aumentar proporcionalmente.

As mudanças sazonais. Refere-se a mudanças no volume de vendas devido às condições climáticas ou compras de feriados. São diversos produtos que, por sua função, são mais procurados por estação. Competência. É vital que um departamento de vendas conheça as políticas de produção, vendas, preços ou propostas dos concorrentes.

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Além disso, realize uma análise de qualidade dos produtos para determinar como eles podem ser comparados (e melhorados). Planeje as estratégias – Conheça detalhadamente os valores do produto ou serviço, defina o preço e a forma de distribuição para que a equipe de vendas seja eficaz. Os vendedores têm uma compreensão profunda das preferências e necessidades dos clientes, por isso são uma fonte valiosa de informações. Uma das estratégias mais utilizadas é sugerir lançamentos, então escolha aquelas que potencializam o crescimento da sua empresa.