Uma das funções do departamento comercial é a realização de um estudo de mercado, que inclui a previsão e as estatísticas comerciais. Este será um elemento chave para a venda de produtos ou serviços. Não fazer isso pode levar ao aumento da produção de mercadorias que a empresa não pode vender posteriormente, resultando em perdas financeiras. Nas estimativas de vendas feitas pela área comercial, diversos fatores podem ser levados em consideração: tendências seculares. De acordo com o aumento da população, a demanda por produtos pode aumentar proporcionalmente.
As mudanças sazonais. Refere-se a mudanças no volume de vendas devido às condições climáticas ou compras de feriados. São diversos produtos que, por sua função, são mais procurados por estação. Competência. É vital que um departamento de vendas conheça as políticas de produção, vendas, preços ou propostas dos concorrentes.
Além disso, realize uma análise de qualidade dos produtos para determinar como eles podem ser comparados (e melhorados). Planeje as estratégias – Conheça detalhadamente os valores do produto ou serviço, defina o preço e a forma de distribuição para que a equipe de vendas seja eficaz. Os vendedores têm uma compreensão profunda das preferências e necessidades dos clientes, por isso são uma fonte valiosa de informações. Uma das estratégias mais utilizadas é sugerir lançamentos, então escolha aquelas que potencializam o crescimento da sua empresa.